compartilhe

Colunistas

Quais são os melhores suplementos para quem corre?

Saiba quais são os mais importantes para quem pratica atividades físicas. Confira os melhores suplementos para quem corre!

RedaçãoPor
Redação

Seja qual for o esporte, a modalidade ou a sua frequência de treinos, você precisará de muita energia e combustível para evoluir. E, para saber os melhores suplementos e alimentos, é essencial o acompanhamento de uma nutricionista que avalie o seu gasto energético e calcule sua dieta de acordo com a atividade física que você pratica.

Muitas pessoas escolhem alimentos e suplementos sem a orientação adequada e acabam não atingindo os seus objetivos. Isso acontece porque não existem fórmulas prontas disponíveis na internet. Não só isso, cada indivíduo tem um metabolismo e necessidades energéticas diferentes.

É por meio da nutrição esportiva que será possível tirar o máximo de proveito dos alimentos e suplementos certos e, obviamente, nas quantidades e horários ideais para o que você precisa.

Abaixo, a nutricionista Brunna Pavão, indica os melhores suplementos e explica um pouco sobre cada um deles. Continue lendo!

Nutrição esportiva: quais os melhores alimentos e os melhores suplementos para quem corre?

Existem alimentos que agem como suplementos naturais, como o abacate, o coco, a batata doce, as frutas vermelhas, a banana, a beterraba, o mel e muitos outros.

O abacate, por exemplo, é fonte de ômega-9, antiinflamatório e auxiliará na recuperação dos músculos. Já a batata doce é fonte de energia pura, pois é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ideal para ser consumida como pré-treino e aliada a outras fontes de nutrientes, como pastas de amendoim e outras oleaginosas.

E, para complementar a dieta, existem os suplementos industrializados, que também possuem seus benefícios desde que consumidos sob orientação nutricional ou médica.

Confira algumas opções de melhores suplementos para quem corre e seus principais benefícios:

Melhores suplementos para quem corre

Whey protein

Auxilia no fornecimento de proteína. Podendo ser indicado antes ou depois das atividades físicas dependendo do objetivo de cada indivíduo.

BCAA

São compostos por aminoácidos, ou seja, são indicados para o ganho de massa muscular. Possuem as famosas leucinas, isoleucinas e valinas.

Repositores energéticos

São bebidas esportivas compostas de nutrientes fonte de energia, como as bebidas hidroeletrolíticas que são capazes de repor os nutrientes perdidos no suor. São indicadas para consumo durante atividades de longa duração e pós-treinos.

Energéticos

São conhecidos como maltodextrina e dextrose. Seu consumo será indicado de acordo com a intensidade da atividade física e o objetivo do indivíduo. São compostos basicamente por proteínas e podem ser encontrados na forma de géis, balas ou pó.

Termogênicos

São produtos que auxiliam na aceleração do organismo para atribuir mais energia durante a atividade física praticada. São compostos normalmente por guaraná em pó, cacau em pó, cafeína e extrato de chá mate.

Para todas as categorias de suplementos, é preciso ter muita cautela e orientação de um profissional de saúde, pois, quando consumidos em excesso ou de forma equivocada, podem causar sintomas de mal estar, fraqueza, arritmia cardíaca e consequentemente uma queda na performance.

Não se esqueça que é muito importante ter o conhecimento prévio se o suplemento é liberado para comercialização no Brasil. Para isso, consulte sempre um nutricionista para te orientar da melhor forma possível!