compartilhe

Medicina esportiva

Como correr com uma postura melhor

Manter o posicionamento correto do tronco durante a corrida evita lesões e melhora a performance. Veja dicas para ter uma boa postura para correr!

André NogueiraPor
André Nogueira

 

A corrida é uma modalidade que exige muito do nosso corpo, pois a sobrecarga nas articulações é intensa. Por isso, uma boa postura é fundamental para você executar o movimento do melhor jeito.

Dependendo da velocidade em que você corre, o impacto chega a ser de duas, três, até quatro vezes o peso do corpo –o que pode prejudicar seus músculos e tendões.

Com o aumento do número de pessoas que correm, houve também o crescimento do percentual de atletas que se lesionam. Muito disso acontece por conta da falta de orientação para praticar o esporte. Algumas pessoas acham que basta calçar o tênis e ir para a rua correr que está tudo certo. Aí está o perigo…

Uma das formas de reduzir essa sobrecarga e evitar lesões é manter a boa postura ao treinar. E isso não é tão simples sem a correta orientação. Diversos atletas acham que boa postura significa correr com o tronco bem ereto e os braços alinhados ao corpo. Está errado.

Alguns estudos recentes mostram que, para aliviar o impacto nos joelhos e aumentar a performance, você deve correr com o tronco projetado para a frente.

Ao inclinar levemente o tronco, você desloca o centro de equilíbrio para trás, fazendo com que os músculos dos glúteos fiquem mais ativos. Assim, é possível reduzir o desgaste articular e aumentar a distância percorrida com segurança.

Exercícios para ter uma boa postura

Há vários movimentos que você pode realizar antes da corrida para preparar os músculos e ter boa postura. Sugiro estes dois exercícios simples, rápidos e de fácil execução. Eles podem poupar você de diversas lesões nos membros inferiores.

1 – Em pé, com uma faixa elástica ao redor dos joelhos, deixe apenas um pé apoiado no chão. Abra levemente a perna que está no ar para tencionar o elástico. Volte. Faça 3 séries de 30 seg, com intervalo de 30 seg entre elas.

2 – Em pé, com uma faixa elástica ao redor dos joelhos, abra as pernas para tensionar o elástico. Flexione os joelhos e faça um meio agachamento. Retorne. Realize 3 séries de 30 seg, com intervalo de 30 seg entre elas.

*André Nogueira Ferraz
é fisioterapeuta, especialista em esportes e sócio fundador da Club Físio.