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Nutrição

Hambúrguer caseiro de frango

Quem disse que o sanduíche mais popular do mundo não pode ser saudável, nutritivo e saboroso? Esta versão elaborada pelo nutricionista esportivo Ricardo Zanuto vai conquistar o seu paladar. E o melhor: a receita é rápida e prática. Acompanhe!

Por
Chris Biltoveni

INGREDIENTES

  • 1 peito de frango
  • 1 xíc. (chá) de aveia em flocos finos
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • Sal, pimenta-do-reino e salsa a gosto

 

COMO FAZER
Bata todos os ingredientes em um processador até obter uma consistência uniforme. Caso a massa não fique no ponto certo para a modelagem, acrescente um pouco mais de aveia. Formate os hambúrgueres e deixe-os durante 30 minutos na geladeira. Você pode levar ao forno para assar ou grelhar em uma frigideira bem quente untada com um pouco de azeite.

 

OLHA A DICA!
O segredo para o sanduíche ficar levinho está na escolha dos ingredientes. Cuidado para não optar por itens calóricos e comprometer a sua refeição. Veja algumas dicas:

Pão: troque o tradicional por uma versão integral, rica em fibras e com menos gordura, ou lowcarb, com teor de carboidrato reduzido.

Complementos: aposte nos tradicionais alface, tomate, cebola e pepino. Não tem erro!

Queijo: não exagere. Use apenas uma fatia de muçarela ou queijo prato. Se quiser deixar o sanduíche mais magrinho, opte pelo minas frescal.

Molhos: ao invés dos industrializados, que costumam ter muito sal e açúcar, faça um molho caseiro, como pesto, maionese de abacate, chutney de tomate ou homus (pasta de grão-de-bico).

Acompanhamento: lembre-se que o hambúrguer não precisa necessariamente virar sanduíche. Você pode comer com salada ou arroz integral e legumes, por exemplo.