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Treino

Run Walk Run: o caminho para começar a correr

Uma maneira gradativa e agradável de colocar o esporte na sua vida!

Por
Redação

Um dos conceitos de treinamento que mais tem sido adotado para iniciantes nos últimos tempos é o Run Walk Run (corrida caminhada corrida, em tradução livre). A ideia é introduzir o esporte na vida de uma pessoa de forma gradativa e agradável. “A caminhada é um movimento natural e educativo. Para mim, todos que desejam começar a correr devem começar com a caminhada”, afirma Marcos Paulo Reis, diretor técnico da MPR Assessoria Esportiva, de São Paulo.

A ideia começou a ser difundida na década de 1970, pelo lendário treinador americano Jeff Galloway. Dono de uma loja de artigos para corredores na época, ele foi convidado a dar uma aula de corrida para pessoas que não praticavam o esporte. Contudo, justamente por serem indivíduos destreinados, ele precisava começar mais leve se quisesse vê-los correndo sem lesões. A princípio, misturava a caminhada com as corridas apenas escutando a respiração das pessoas. Quando ficava mais alta, ele reduzia o ritmo para que todos continuassem na pista.

A meta era completar uma prova de 5 km ou 10 km. Galloway foi ajustando os treinos de forma mais individualizada para cada um de seus alunos. Os próprios novos atletas percebiam as melhoras no condicionamento, segundo o treinador, e conseguiram atingir o objetivo.

Conheça os princípios do Run Walk Run:

  • O uso contínuo de um músculo resultará numa fadiga mais rapidamente
  • Quanto mais longa a corrida, maior a fadiga
  • Run Walk Run é uma forma de treinamento intervalado
  • Conservação de recursos
  • Recuperação mais rápida
  • Menos estresses nas regiões mais fracas
  • Habilidade de aproveitar as endorfinas
  • Redução da temperatura interna corporal

Conheça também o método:

  • Uma maneira inteligente de correr – dando controle cognitivo para cada exercício
  • Permite que você encare todas as suas atividades cotidianas – mesmo após corridas mais longas
  • Motiva iniciantes a saírem do sofá e correm
  • Confere alegria com a corrida para quem já desistiu, um dia, de uma corrida
  • Ajuda a melhorar o tempo em todas as corridas
  • Dá controle da fadiga aos corredores
  • Entrega resultados aos corredores sem exaustão ou dor

Marcos Paulo Reis destaca que a prática regular de alguma atividade física promove diversos benefícios à saúde das pessoas, como a melhora do condicionamento cardiovascular, perda de peso, diminuição das taxas de colesterol e triglicérides. Para dar fim ao sedentarismo, ele indica a caminhada mais acelerada – também conhecida como caminhada esportiva. “Você usa mais os braços e já é uma forma de você entender como se posicionam braços dentro do movimento da corrida. Além de fazer um trabalho de preparação para a própria corrida.”

Reis destaca também as vantagens do Run Walk Run para quem quer perder peso. “Às vezes, uma pessoa corre 40 minutos direto e tem um gasto calórico X. Se ela fizesse um treino mais longo, alternando caminhadas e trotes, poderia até equacionar um gasto calórico maior”, explica. Isso ocorre por conta da oscilação da quantidade de batimentos por minuto do coração.

Se você está interessado também em começar a participar de corridas de rua, o Run Walk Run pode ajudar você a completar desde provas de 5 km até uma maratona, com 42 km. “É possível criar milhões de intervalos de alternância de trote e caminhada. Numa maratona, por exemplo, muita gente corre até a altura do quilômetro 30 ou 35 e, depois, não aguenta mais. Se tivesse preparado um plano com caminhadas e corridas, demoraria mais, mas, sem dúvidas, completaria a prova.”

Quer mais dicas para começar a correr? Confira a reportagem abaixo!

Aprenda a gostar de correr

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