compartilhe

Treino

7 corridas com ponte que você não pode perder

Cartões-postais de muitas cidades, essas construções tornam o percurso da prova mais atraente

Lucas ImbimboPor
Lucas Imbimbo

1 – Maratona de Nova York (EUA)

Maior e mais importante prova de 42,195 km do mundo, os motivos para participar dessa prova vão muito além das pontes que ela percorre, claro. Mas não dá para negar que as pontes são um grande atrativo. Especialmente pela largada, na Verrazano-Narrows Bridge: os mais de 50 mil atletas reunidos, a execução do hino americano, o tiro de canhão dando a partida e a canção “New York, New York”, de Frank Sinatra, embalando as primeiras passadas são de arrepiar. Antes de chegar no Central Park, a maratona ainda passa por outras quatro pontes, entre elas, a famosa Queensboro Bridge, que une o Queens à Ilha de Manhattan.

Data 04/11/2018
Mais informações tcsnycmarathon.org/

Corridas com ponte

2 – Sydney Running Festival (Austrália)

Realizada desde 2001, a competição surgiu logo após os Jogos Olímpicos de 2000. Ela foi criada com objetivo de estimular a pratica de atividades física na principal cidade australiana e incentivar o turismo. Deu certo. Hoje, o Sydney Running Festival reúne mais de 30 mil corredores todos os anos.  A corrida conta com percursos de 4 km, 9 km, 21,097 e 42,195 km. Todos largam na belíssima Harbour Bridge e terminam nas imediações do Ópera House, dois famosos cartões-postais da pátria dos cangurus.

Data 16/09/2018
Mais informações sydneyrunningfestival.com.au

Corridas com ponte

3 – Meia Maratona de Lisboa (Portugal)

Sua largada é na Ponte 25 de Abril. A construção, que liga as cidades de Lisboa e Almada, tem mais de um 1 km de comprimento e está 70 metros acima do nível das águas do Rio Tejo. Com percurso plano, a Meia Maratona de Lisboa atrai grandes nomes do atletismo e é a prova de 21,097 km mais rápida do planeta. Foi nela que o eritreu Zersenay Tadese estabeleceu, em 2010, o atual recorde mundial da distância: 58min23s.

Data 11/03/2018
Mais informações meiamaratonadelisboa.com

Corridas com ponte

MAIS
O caminho para sua primeira meia maratona
O que comer antes e depois da prova

4 – Run The Bridge (Brasil)

Inaugurada em 2008, a Ponte Estaiada rapidamente se tornou um dos mais importantes cartões-postais da cidade de São Paulo. Com largada e chegada no local, a Run The Bridge traz aos atletas a rara chance de correr no local, que durante a maior parte do ano é dominada pelo trânsito frenético. Mais: do alto dos 138 m da Estaiada, os corredores poderão curtir o visual da maior metrópole da América Latina. A prova conta com percursos de 5 km e 10 km.

Data 04/03/2018
Mais informações runthebridge.com.br

Corridas com ponte

5 – Maratona de Florença

Florença (Firenze em italiano) foi berço e reduto de importantes artistas, como Dante Alighieri, Leonardo Da Vinci e Michelangelo. Por isso, a corrida é uma verdadeira aula de arte, cultura e história. Seu percurso passa pela famosa Ponte Vecchio (Ponte Velha). Acredita-se que ela foi construída na Roma Antiga, antes de Cristo. A ponte foi destruída pelas cheias do Rio Arno em 1333 e reconstruída em 1345 como é hoje, repleta de lojas (no passado, a maioria delas era açougue, mas hoje são joalharias). Durante a Segunda Guerra Mundial, a Ponte Vecchio não foi danificada pelos alemães. Muitos supõem que houve uma ordem direta de Adolf Hitler para não atingir a construção.

Data 25/11/2018
Mais informações firenzemarathon.it

Corridas com ponte

6 – Maratona de Istambul (Turquia)

Esta deve entrar na lista de provas que todo corredor tem de fazer antes de morrer. Motivo: ela é a única maratona a passar por dois continentes diferentes. A corrida, criada em 1978, com o nome de Eurasia Marathon, larga na Ásia e termina na Europa. Ela percorre a Ponte de Bósforo, que tem 1,5 km e une os dois continentes. O evento ainda passa por diversos outros pontos turísticos da capital turca. Também conta com percursos de 8 km, 10 km e 15 km (todos atravessam de um continente para o outro).

Data 11/11/2018
Mais informações https://www.maraton.istanbul

Corridas com ponte

7 – Golden Gate Half Marathon (EUA)

Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis, a Golden Gate dispensa maiores apresentações. A obra possui 2.737 metros de comprimento e conecta São Francisco a Sausalito. Na Golden Gate Half Marathon, os atletas tem a oportunidade rara de percorrer a ponte duas vezes (indo e voltando).  Sobre ela, ainda podem ver a famosa prisão de Alcatraz. Além disso, o percurso passa por outros importantes pontos turísticos da cidade, como a Marina Green e o Forte Mason.

Data 04/11/2018
Mais informações runsf.com/

Corridas com ponte