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5 dicas para motivar os seus treinos

Bateu o desânimo para treinar? Veja como manter a energia lá em cima!

Fábio CintraPor
Fábio Cintra

Em algum momento todos os atletas já passaram, ou ainda vão passar, por algum período em que a motivação parecerá ter evaporado e faltará ânimo e vontade para sair de casa e cumprir a planilha.

Mas a regularidade é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento dentro esporte. Sendo assim, temos que buscar meios para superar essa fase e seguir em frente.

Pensando nisso listo abaixo 5 dicas para te ajudar a manter a motivação nesses momentos!

1. Desafie-se

Somos movidos por desafios, então trace metas e objetivos que sejam desafiadores! Metas muito fáceis podem não nos motivar o suficiente, por outro lado metas muito difíceis podem nos frustrar. Assim, com ajuda de seu treinador, procure definir desafios compatíveis com sua realidade!

2. Escreva seus objetivos

Tire da cabeça e coloque no papel as suas metas e próximos desafios, escrevendo embaixo de cada um por que você deseja alcançá-los. Uma estratégia legal é deixar seu planejamento em um lugar de sua casa por onde você passe todos os dias: visualizá-lo diariamente o fará lembrar o por que aquilo é tão especial para você.

3. Mude o ambiente e treine com outras pessoas

Procure locais diferentes para realizar os treinos. Quando corremos em locais onde a paisagem é uma novidade para nossos olhos, automaticamente distraímos nossa cabeça, não olhamos o GPS a cada 100m e a sensação ao final do treino é de que o tempo passa mais rápido do que o normal. Marcar treino com outras pessoas também é uma estratégia que funciona bastante, pois além do compromisso assumido, treinar em grupo geralmente é mais prazeroso.

4. Organize-se

Um dia antes dos treinos, planeje com o máximo de detalhes possível sua atividade. Defina que horas será o treino, que horas irá acordar, quais equipamentos serão necessários, qual percurso irá realizar, o que consumir de café ou pré-treino etc. Planejamento prévio é um dos segredos para não nos boicotarmos.

5. Veja filmes inspiradores

Aproveite os momentos de folga para assistir alguns filmes e documentários relacionados à sua modalidade. Geralmente eles envolvem alguma história de superação, o que nos inspira e motiva a treinar com dedicação. Seguem algumas sugestões:

  • Gun Runners
  • Raça
  • 100 metros
  • A Corrida da Superação
  • The Barkley Marathons: The Race that Eats You Young
  • Prefontaine – Um Nome Sem Limites
  • McFarland dos EUA
  • From Fat to Finish Line
  • Paratodos
  • I am Bolt

E lembrem-se…

Disciplina é escolher entre o que se quer agora e o que se quer MUITO.