7 razões para começar a se exercitar
Se esta é a sua meta para o novo ano, veja as melhores razões para começar!
Fazer exercício é importante. Você já ouviu isso do médico, da mãe, do pai, do amigo maromba. Já leu no jornal, nas revistas e na internet. Todo mundo sabe, mas colocar os conselhos em prática é uma outra história. Tanto que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) comprovou que 80% da nossa população ainda é sedentária, ou seja, não pratica nenhuma atividade física ou faz pouco exercício – índice diretamente relacionado ao fato de 64% dos brasileiros serem obesos, de acordo com Ministério da Saúde.
“Esse problema é responsável por 13% das mortes no Brasil, sendo que 8,2% acontece em decorrência de fatores cardíacos”, diz o cardiologista Eduardo Nagib, diretor médico do Hospital TotalCor, no Rio de Janeiro.
Nagib afirma que, além disso, boa parte dessas pessoas une o sedentarismo a uma alimentação totalmente desregrada, ao tabagismo e à ingestão de bebidas alcoólicas, causando ainda mais danos à saúde.
Diante desses números assustadores, a ordem é mudar os hábitos para não fazer parte dessas estatísticas. A gente sabe que não é fácil, mas, a seguir, estão sete (bons) motivos que, com certeza, vão fazer você levantar da cadeira e começar a se exercitar já.
1. Acelera o metabolismo
Ficar parado provoca lentidão no metabolismo, o que resulta em acúmulo de gordura corporal e perda de massa muscular. Por outro lado, mexer o corpo acelera todas as funções do organismo, ajudando a queimar os excessos.
2. Deixa o coração saudável
A prática regular de exercícios afasta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto. “Iniciar atividades físicas e dar continuidade a elas proporciona benefícios gradativos, que, com o tempo, diminuem em até 54% o risco de morte por doenças cardíacas”, garante Nagib.
3. Ajuda no tratamento de câncer
Estudos revelam que o exercício físico não só é um aliado na prevenção ao câncer como também no tratamento da doença. Manter o corpo saudável e forte auxilia o paciente a enfrentar, por exemplo, as sessões de quimioterapia e a minimizar os efeitos colaterais.
4. Mantém a diabetes sob controle
A atividade física ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue. Isso acontece porque, durante o exercício, os músculos usam a glicose da corrente sanguínea, o que mantém o nível glicêmico estabilizado. Quem tem diabetes deve aliar a prática de exercícios a uma alimentação equilibrada, para evitar hipoglicemia, e consultar o médico periodicamente para ajustar a dose de insulina.
5. Garante mais disposição
É comprovado: trinta minutos de exercício por dia, cinco vezes por semana, além de melhorar o condicionamento físico, dá um tremendo pique para você realizar as tarefas do dia a dia – como subir escadas ou fazer longas caminhadas. Isso sem contar a diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol e glicemia e o controle da frequência cardíaca.
6. Trabalha a mente
Acredite: exercitar o corpo aumenta a memória e a disposição, diminui a sensação de fadiga, ajuda a liberar o estresse e melhora o humor por causa da produção de endorfina, neurotransmissor que, entre outros benefícios, é um santo remédio para afastar a depressão.
7. Melhora a flexibilidade
Pesquisas já indicaram que a prática de uma atividade física garante mais mobilidade. A explicação é simples: pessoas que não se exercitam perdem massa óssea com mais facilidade, o que causa a degeneração das articulações e afeta o sistema esquelético, prejudicando a flexibilidade.