compartilhe

Treino

Tem prova no fim de semana? Veja 7 erros a evitar para correr melhor!

Modular o ritmo e tangenciar as curvas são dicas essenciais para um bom desempenho

Por
alexandremachado

Alguns erros “bobos”, que surgem pela falta de planejamento, podem prejudicar todo o seu desempenho em uma prova. Se você vai correr uma prova no final de semana, como a Seven Run, listamos a seguir sete erros comuns em provas que podem atrapalhar o rendimento e o resultado. Confira!

1. Não fazer aquecimento adequado

O aquecimento deixa o organismo mais preparado para o ritmo a ser imposto durante a prova. Podemos dividir o aquecimento em duas partes: a geral, que tem como objetivo tirar o organismo do estado de repouso e é composta por exercício de baixa intensidade, e a especifica, cujo objetivo é preparar o organismo para o exercício especifico (no nosso caso, a corrida) – nesse caso, é importante fazer corridas curtas com intensidades variadas até chegar bem perto do ritmo de prova.

2. Começar com um ritmo muito forte

Mesmo com um aquecimento fisiologicamente perfeito, o organismo não suporta por muito tempo um começo de prova muito forte, pois ainda não se adaptou totalmente ao novo estado de estresse imposto pela prova. Nesse caso, aumente gradativamente o ritmo de prova de 5 em 5 minutos (ou de 10 a 15 minutos entre os iniciantes) até chegar a um ritmo confortável.

3. Determinar um ritmo de prova mais alto do que você treina

Se você não treinou para um determinado ritmo, não é no dia e na prova que você vai tentar impor. Isso só vai levar você à fadiga – e, posteriormente, ao fim de prova precoce. Na reta final da prova, dê tudo de si. Mas lembre-se: você está no final da prova. O correto seria um sprint desse tipo faltando pelo menos dois minutos para o final da prova. E por que somente nos dois minutos finais? Porque depois desse tempo você estará fadigado pela intensidade alta imposta durante o sprint final.

4. Não tangenciar nas curvas

Pense na Fórmula 1: é comum ver os pilotos tangenciarem nas curvas, pois isso diminui a distância do percurso. Para a corrida de rua, vale a mesma regra. Aliás, o percurso é medido dessa forma.

5. Não diminuir o ritmo ao ficar cansado

Ao primeiro sinal de cansaço (fadiga), o correto é diminuir um pouco o ritmo para que o organismo possa voltar ao steady-state (estado de equilíbrio fisiológico durante a prova) o mais rápido possível. Caso contrário, a fadiga chegará em dois ou três minutos e será difícil manter um ritmo mais baixo durante a prova.

6. Não relaxar ombros e braços durante a prova

É comum um desconforto muscular nos ombros e nos braços enquanto corre. O ideal é que, durante a prova, você solte-os, mesmo quebrando a mecânica correta da corrida durante alguns segundos. Isso vai ajudar você a relaxar a musculatura contraída dos ombros e dos braços.

7. Alongar ao sentir cãibras no meio da prova

Se durante a prova você começar a sentir câimbras, não adianta parar e alongar. Isso só vai piorar a situação. O ideal é diminuir o ritmo até que as cãibras desapareçam.