compartilhe

Treino

Prepare-se para correr 10k!

Conheça alguns segredos para correr 10k e estrear em grande estilo na distância!

RedaçãoPor
Redação

Cada distância tem sua particularidade, mas sem dúvida, correr 10k tem inúmeras vantagens. Quer saber quais?

Resumidamente, além de trazer muitos benefícios para a saúde por ser uma atividade aeróbica de média duração (uma corrida de 10k dura em média 60 minutos, para pessoas com um bom condicionamento físico), é mais desafiadora que os 5k, ao mesmo tempo que os treinos não são tão desgastantes (e longos) quanto os dos 21k ou 42k.

Quer correr 10k e estrear em grande estilo? Continue lendo.

Confira nosso calendário e inscreva-se no seu próximo desafio.

Qual o melhor momento para correr 10k?

Se você já terminou bem distâncias menores até 7k, por exemplo, já pode começar a pensar em evoluir e correr 10 km. A preparação para a prova geralmente leva de quatro a dozes semanas, dependendo do seu condicionamento.

Veja abaixo algumas dicas para estrear na distância em grande estilo:

Encontre seu ritmo 

Para correr 10k, uma das estratégias mais importantes é encontrar seu ritmo. Defini-lo irá permitir que você controle bem o nível de esforço durante a prova e não fique sem fôlego no final.

Para saber sua velocidade ideal, é essencial realizar treinos ritmados, como o tempo run, por exemplo. Um exemplo deste treino para correr 10K é fazer 3 séries de 2 km, no pace que você pretende correr a prova, e descansar 3 min entre as séries. Converse com um treinador para incluir atividades como essa em sua planilha.

Para quem vai correr 10k pela primeira vez, é indicado fazer a prova em um ritmo um pouquinho mais leve do que o pace definido nos treinos. Isso vai garantir que a pessoa termine a prova tranquilamente, até mesmo em um dia no qual o corpo não esteja respondendo bem aos estímulos.

Conheça o percurso

Saber as principais características da prova (como subidas e descidas) permitirá que você treine de acordo com o que irá encontrar no percurso. Além disso, dá para construir uma boa estratégia de corrida e definir em quais momentos deve diminuir o ritmo ou apertar o passo.

Mantenha o foco entre os quilômetros 7 e 9

Esse costuma ser o trecho decisivo para ter um bom desempenho nos 10K. Se você chegar bem e com gás até o km 7, pode progredir e aumentar o ritmo para triunfar ao final.

Caso ainda não tenha total confiança, ao completar o sexto quilômetro, dê uma leve acelerada no ritmo e, após o nono, aí, sim, solte as pernas para tentar fechar a prova forte.

Mas, atenção! Essa estratégia só pode ser adotada por quem definiu uma estratégia nos treinos e chegou ao quilômetro sete com fôlego de sobra, ok?. Caso contrário, o melhor é se manter em um ritmo confortável para correr 10k sem quebrar.

Comece no pelotão certo

Largar na frente nem sempre é uma boa opção. Primeiro, porque você pode ser atropelada pelos atletas mais velozes. E segundo, porque você tende a se empolgar e correr em um ritmo mais forte do que o seu, para tentar acompanhar quem está do seu lado.

Isso gera um gasto de energia desnecessário, que deixará você “sem perna” no final. Procure largar junto de pessoas com velocidade igual a sua. Assim, vocês formarão um grande grupo e ficará mais fácil manter o pace planejado”.

Outros segredos para correr 10k e se dar bem

  • Passe vaselina nos pés e nas áreas de maior atrito (mamilos, virilha, axilas), para evitar assaduras e bolhas;
  • Faça um bom aquecimento antes da corrida. Isso evita lesões e ajuda você a encaixar facilmente o ritmo planejado desde a largada;
  • Hidrate-se corretamente, seguindo estratégias que foram testadas nos treinos;
  • Evite comer algo diferente do que você está acostumado nos dias que antecedem a prova, e alimente-se bem antes de correr os 10k.