compartilhe

Treino

9 dicas para iniciantes progredirem nos treinos

Veja como evoluir na corrida com esse passo a passo!

Por
Redação

Para que haja uma verdadeira evolução nos seus treinos de corrida, é necessário cultivar hábitos saudáveis e realizar pequenas mudanças no seu dia a dia em busca de uma melhor qualidade de vida. Veja abaixo algumas dicas:

1. Consultar um médico é indispensável. É preciso estar com a saúde em dia antes de iniciar qualquer programa de treinamento.

2. Confie em si mesmo e mantenha a frequência nos treinos. Os melhores resultados são os que se incorporam e ficam, ainda que demorem períodos prolongados.

3. Respeite seu planejamento de treino, pois há uma lógica para ser seguida de acordo com as suas condições físicas atuais.

4. Equilibre treino, alimentação e descanso. Caso uma dessas situações esteja fora do esperado ou indicado, seu desempenho ficará comprometido. A partir do momento em que o corpo é submetido a determinada rotina, ele vai se adaptando aos poucos. Por isso, é importante tentar manter sempre o mesmo horário de exercícios e descanso.

5. Rotina e disciplina são fatores que devem ser levados em consideração. Sem dedicação, não há bons resultados.

6. A refeição tem um papel fundamental antes, durante e depois das atividades físicas. Procure se alimentar em intervalos regulares para não sentir fome antes ou durante os treinos; mantenha uma hidratação adequada e procure ingerir baixas quantidades de fibras e gorduras antes dos exercícios, para evitar desconfortos gastrointestinais. No dia da competição, tente não consumir produtos que não sejam familiares à sua rotina alimentar.

7. Escolha um tênis adequado e que seja confortável.

8. Para correr, use peças que lhe tragam conforto. Opte por meias de poliamida, que absorvem o suor e evitam bolhas nos pés e, nos dias mais quentes, prefira roupas claras.

9. Faça do esporte algo prazeroso e aproveite cada treino. Trace objetivos, respeite seu corpo, comece com distâncias menores e evolua gradativamente, aumentando o volume máximo em 10% a cada semana.