compartilhe

Treino

Tiros para ganhar velocidade: veja dicas para melhorar!

Conheça os benefícios do treino e que cuidados tomar ao praticá-lo

RedaçãoPor
Redação

Treinos intervalados

Para muitos, completar uma prova de 10 km, 21 km ou até 42 km não é o bastante. Mais que superar essas distâncias, é uma questão de honra quebrar os recordes pessoais. Para quem tem esse foco, a orientação é incluir os treinos intervalados na planilha.

Esse tipo de treino reveza estímulos de alta intensidade com baixo volume (tiros) e períodos de recuperação (trote, caminhada ou descanso). Com isso, o corredor melhora seu condicionamento físico, conquista velocidade e corre com mais conforto no dia da prova.

“O treino intervalado aumenta a capacidade do corredor de suportar o esforço”, diz Nelson Evêncio, presidente da ATC (Associação dos Treinadores de Corrida). “Você treina em desconforto, o volume de oxigênio que capta não é suficiente e o corpo acelera os batimentos cardíacos. Com esse tipo de estímulo, o corredor obtém ganhos aeróbios e anaeróbios”.

Como fazer os tiros na corrida?

A distância, a intensidade e a repetição dos tiros variam muito com o objetivo e a fase do treinamento. “Para provas acima de 10 km, costumo indicar tiros maiores e velocidade moderada, enquanto que, para provas mais curtas, a intensidade pode ser maior, mas com menos repetições e menor distância. Vale lembrar que a intensidade deve se basear na frequência cardíaca máxima de cada corredor”, diz Nelson.

O treinador Daniel Teodoro, diretor-técnico da assessoria mineira Teo Esportes, dá um exemplo de como o treino intervalado pode ser realizado:

“Para quem tem como foco provas de 10 km, sugiro começar com tiros de 100 m a 400 m, com a mesma distância de intervalo ou tempo, até que se chegue a um volume total de 2,5 km a 4 km (descontando a recuperação). Em uma segunda fase, os tiros devem evoluir para 500 m a 1.000 m, sem ultrapassar o volume total de 4 km”.

Cuidados no treino para quem está começando

  • Realize esse tipo de treino apenas uma vez por semana. Por sua alta intensidade, os tiros provocam grande desgaste articular e muscular e exigem um tempo maior de recuperação;
  • Procure locais seguros. O ideal é que os tiros sejam realizados em pistas de atletismo. Evite terrenos irregulares;
  • Sempre faça um aquecimento antes dos tiros, com corrida leve;
  • Equilibre a intensidade de todos os tiros;
  • Respeite o tempo de recuperação entre os estímulos;
  • Nunca pare abruptamente, para evitar lesões;
  • Não exagere no volume de uma única sessão;
  • Procure um profissional da área para orientá-lo.