compartilhe

Treino

Distâncias na corrida: qual ou quais você pode se dar bem?

Descubra as distâncias na corrida que você tem mais chance de mostrar seu potencial

RedaçãoPor
Redação

Correr é a escolha de muita gente que quer perder peso e viver uma rotina mais saudável. E o que não faltam são opções de distâncias na corrida para os praticantes testarem a performance e superarem seus limites.

Ainda bem. Afinal, não é todo mundo que curte correr a mesma distância ou está disposto a mudar toda a rotina de olho em uma prova de muitos quilômetros. Tem gente, por exemplo, que vai bem nos 5 km, mas detesta correr mais do que 10 km. E tem quem até já fez bons tempos na meia maratona, mas gosta mesmo é de voar em provas curtas.

Distâncias na corrida: como escolher?

Para Diego Lopez, diretor técnico da assessoria esportiva Trilopez, de São Paulo, é preciso analisar alguns fatores a fim de descobrir qual distância tem mais a ver com o atleta. Faixa etária, experiência esportiva, histórico de lesões e tipo corporal, além de gosto pessoal influenciam na escolha.

Persistir nos treinos e variar as experiências, de acordo com ele, é o caminho para encontrar uma distância na corrida sob medida para você. Como exemplo, ele cita corredores com preparo suficiente para correr 21 km ou 42 km, mas que se identificam mais e conseguem resultados melhores em provas de 5 km e 10 km.

Em provas longas, são muitas as variáveis que interferem no desempenho do atleta. Quando encaramos uma corrida por várias horas, fatores fisiológicos, como temperatura corporal, pressão, hidratação e glicemia, contam bastante.

Clima e relevo do terreno também influenciam no desempenho, podendo aumentar ou diminuir a motivação e fazer um atleta gostar mais ou menos de determinada distância na corrida.

Com uma boa orientação profissional, fica mais fácil descobrir qual corrida tem a sua cara.

 

Descubra quais distâncias na corrida você vai se dar bem

 

4 km a 7 km
São a porta de entrada no mundo das corridas de rua para quem está dando os primeiros passos na modalidade. Mas também são alternativas para atletas mais experientes durante a preparação para competições mais longas ou mesmo para superar seus tempos em provas curtas.

8 km a 18 km
Essas distâncias são ideias para consolidar um corredor que já tenha completado algumas provas mais curtas. Também são ótimas para atletas com mais experiência e que estão treinando para uma meia maratona ou, simplesmente, querem melhorar suas marcas.

21 km a 30 km
Participar de uma meia maratona é o primeiro passo na carreira de um corredor em direção a provas longas. Para encarar uma meia ou provas com até 30 km, o atleta precisa ser capaz de completar de 10 a 15 km com tranquilidade. Treinos a partir de 21 km também costumam fazer parte dos treinos longos de maratonistas.

Acima de 30 km até maratona
Os 42 km de uma maratona são sem dúvida, uma das distâncias na corrida mais cobiçadas; e demandam mudanças importantes na rotina de alimentação e treino.

Por isso, há também corredores experientes de meia maratona ou até distâncias menores que não têm a maratona como meta. Vale lembrar que antes de completar os 42 km é indicado ter concluído algumas distâncias na corrida: provas de 5 km, 10 km, 15 km e 21 km. Quanto mais experiência em outras distâncias, melhor para o corredor.

E aí, qual a sua distância na corrida?

*Originalmente publicada em 20 de janeiro de 2016. Editada em 2022.